quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Política e incesto em Casa Tomada

No conto Casa Tomada, Cortázar afirmou haver por trás a idéia do incesto entre irmãos. Está no livro "Conversas com Cortázar", publicado pela Zahar - as confidências e idéias trocadas entre o repórter uruguaio Ernesto González Bermejo e o escritor argentino Julio Cortázar - amigos e companheiros de exílio.

Casa Tomada foi escrito a partir de um sonho. Então tem muito de inconsciente lá, tabus, essa coisa toda e mais a subida ao poder do Peronismo. Achei o aúdio de uma entrevista em que Cortázar fala sobre isso e o aúdio do próprio Cortázar lendo o conto.

Um outro conto genial dele que li esses dias, chamado "A Saúde dos enfermos" virou peça encenada em São Paulo.

Blog de Saramago

Eu acho que a essa altura todos já estão calvos de saber, mas Saramago (sim, ele, "nosso" Nobel) estreou um blog O Caderno de Saramago. O mais curioso que achei foi que o tal blog pode ser lido em português ou espanhol a um toque de um clique. Li também um post interessantinho sobre um pedido de desculpas da Igreja Anglicana à Darwin. Eu gostava dos Cadernos de Lanzarote. Foi o que consegui ler dele até hoje.

-------------

Mais de Saramago, à toda no Blog. Em outro post critica Berlusconni, a quem chama textualmente de corrupto e delinquente. Sobra ainda para o "povo italiano": "No caso concreto do povo italiano, que é dele que estamos falando, e não de outro (já chegará sua vez), está demonstrado que a inclinação sentimental que experimenta por Berlusconi, três vezes manifestada, é indiferente a qualquer consideração de ordem moral. Realmente, na terra da mafia e da camorra, que importância poderá ter o facto provado de que o primeiro-ministro seja um delinquente? Numa terra em que a justiça nunca gozou de boa reputação, que mais dá que o primeiro-ministro faça aprovar leis à medida dos seus interesses, protegendo-se contra qualquer tentativa de punição dos seus desmandos e abusos de autoridade?".

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Bolano



Resenha Roberto Bolaño

Resenha do professor de Teoria Literária Francisco Foot Hardman, sobre Roberto Bolano, aponta influência de À Sombra do Vulcão, de Malcom Lowry. Trecho:

"Em Os Detetives.. Essa paisagem, de desolação e anúncio de queda iminente, de estilhaçamento das identidades, tem outro grande inspirador: Malcom Lowry, de À sombra do vulcão (1947), não à-toa inserido como epígrafe do romance. "

O resto está aqui: DETETIVE SELVAGEM

Mapa de literatura

O site literature-map desenha a partir do nome de um escritor X uma nuvem de autores próximos que os leitores desse escritor X também gostariam de ler. Fiz alguns testes, com Guimares Rosa e Cortazar:
Click para ampliar a imagem:


sábado, 13 de setembro de 2008

Lauro Marques_Sto Antonio

Uma imagem, Santo Antonio do Pinhal. Vi e fotografei.

HISTÓRIA DE CRONÓPIO

Certa vez contou que viu arrastar-se
pelas ruas de uma cidade em ruínas à noite
um fugitivo cronópio, muito verde e muito úmido.
(Mentiu que isso aconteceu em Paris).

O infeliz polichinelo mendigava
enquanto chacoalhava seus guizos
contra o chão de paralelepípedos
perseguido apenas pelo ruído
dos gritos das crianças, do canto
dos grilos e do latido dos cães.