quarta-feira, 17 de maio de 2006

Raízes do caos

O jornalista Gilberto Dimenstein mais uma vez se mostra um intérprete adequado para tentar, ao menos, começar a compreender a situação de caos "enfrentada" (eufemismo) pelos paulistas nos últimos dias.

Na verdade, como alguém já comentou, houve uma extensão para toda a sociedade do que ocorre diariamente na periferia.

opinião
17/05/2006
O problema não é o PCC
Gilberto Dimenstein

Apesar de ter demonstrado um extraordinário poder de articulação e de ter paralisado a mais importante cidade brasileira, o PCC é somente um ínfimo detalhe da insegurança nacional. Pouco adiantará destruí-lo enquanto não se diminuir a quantidade de mão-de-obra disponível ao crime organizado -essa deveria ser uma das principais lições dessa onda de ataques e mortes.

É uma mão-de-obra sem perspectiva de vida e, por isso, seduzida a qualquer risco, como vimos nos ataques. O problema mesmo está no fato de que, na região metropolitana de São Paulo, existem 3,4 milhões de jovens entre 15 e 24 anos de idade, dos quais 950 mil nem estudam nem trabalham. Estimativas oficiais indicam que, em todo o país, esse número subiria para 7 milhões.

Leia o restante aqui

Um comentário:

Marco Aurélio disse...

Lauro

Seus comentários lá no Boatemática foram de alto nível e espero que sempre vá lá.
Como se não bastasse esta situação caótica que estamos passando, ainda existem uns idiotas que espalham boatos sobre PCC e alimentam pânico em SP através de e-mails , de mensagens de comunicadores instantâneos e em sites de relacionamento. Isso prejudica a vida de milhares de pessoas e ainda dificulta o trabalho da polícia e também da imprensa.
Antes de repassar qualquer mensagem para sua lista de contato, encaminhe-a sempre a empresas de antivírus, que poderão confirmar se são verdadeiras. Não vamos ajudar a complicar mais ainda a situação!

Veja exemplo de boato virtual que já circula pela web:

ISSO É URGENTE!! > >HOJE ÀS 18HS HAVERÁ UM ATAQUE DE VIOLENCIA NA CIDADE.... POR FAVOR, ESTEJAM >EM SUA CASA ÀS 18HS!!! > > AS 18 HS, VAI TER UMA AÇÃO DE VIOLÊNCIA NA CIDADE, A DIRETORIA DE UMA > GRANDE EMPRESA RECEBEU UMA CARTA DA POLÍCIA ÀS 10H DE HOJE AVISANDO A > RESPEITO DISSO.... > > TODOS OS FUNCIONÁRIOS VÃO SER DISPENSADOS A PARTIR DAS 16HS > QUE NÃO ERA PRA NINGUÉM FICAR NAS RUAS > OS ÓRGÃOS PUBLICOS TÃO REPASSANDO ESSA CARTA ÁS EMPRESAS LIGADAS AO > GOVERNO, COMO NO CASO DA DIRETORA DA EMPRESA QUE RECEBI ESTA INFORMAÇÃO. > > POR FAVOR, AVISE O MÁXIMO POSSÍVEL DE PESSOAS QUE VOCÊ CONHECE!!! > > ATENÇÃO, ISSO NÃO É TROTE, É SERIO..... POR FAVOR, AVISEM TODOS QUE VOCÊ > CONHECE!!! >

Obrigado

Um abraço

Marco Aurélio